8 de set. de 2012

08 de Setembro

Dia internacional da Alfabetização


No dia 8 de setembro, é comemorado o Dia Internacional da alfabetização, pela Organização das Nações Unidas (ONU). Mas no brasil o analfabetismo ainda persiste ser um problema para grande parte de nossa sociedade.
De acordo com uma análise da ONU, o analfabeto brasileiro é, na sua maioria, nordestino, negro, com baixa renda e com faixa de idade entre 40 e 45 anos.
Uma Pesquisa Nacional feita por Amostra de Domicílios (Pnad), realizada pelo instituto IBGE, em 2006, apontou que 10,38% da população da população brasileira se declara analfabeta absoluta. Este percentual representa aproximadamente 14,3 milhões de brasileiros. Em zonas rurais, os dados do programa chamado Educação para Todos, da Unesco, revelou que este índice dobra, chegando a média de 25%

A alfabetização trata-se do aprendizado do alfabeto completo e de como é feito sua utilização como código de comunicação. De um modo mais abrangente, podemos definir a alfabetização como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do acto de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar, resignificar e produzir conhecimento.Todas essas capacidades citadas anteriormente só serão concretizadas se os alunos tiverem acesso a todos os tipos de portadores de textos.


O aluno precisa encontrar os usos sociais da leitura e da escrita. A alfabetização envolve também o desenvolvimento de novas formas de compreensão e uso da linguagem de uma maneira geral. A alfabetização de um indivíduo promove sua socialização, já que possibilita o estabelecimento de novos tipos de trocas simbólicas com outros indivíduos, acesso a bens culturais e a facilidades oferecidas pelas instituições sociais. A alfabetização é um fator propulsor do exercício consciente da cidadania e do desenvolvimento da sociedade como um todo.
 
 
"Tão importante quanto o que se ensina e se aprende é como se ensina e como se aprende".
( César Coll )

Nenhum comentário:

Postar um comentário